Aspectos bio-ecológicos dos peixes associados à macrófitas aquáticas na Baía Tuiuiú, Rio Paraguai, Pantanal Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RESENDE, E. K. de; FERREIRA, L. K. S. G.; MÔNACO, I. de A.; CRUZ, L. W. da S.

Resumo: O estudo foi realizado para se entender as relações entre as macrófitas aquáticas e os peixes que ocorrem associados a elas. A área de estudo foi a Baía Tuiuiú, meandro abandonado do Rio Paraguai, próximo à cidade de Corumbá, MS. Para tanto, de outubro de 2005 a dezembro de 2007, foram realizadas amostragens bimestrais de peixes, macrófitas aquáticas e organismos associados a elas, bem como parâmetros de qualidade de água. Foram encontradas 85 espécies de peixes, cujas estratégias de vida foram analisadas em termos de alimentação, reprodução e abrigo contra predadores ou mesmo para local de reprodução. As dietas alimentares dos peixes variaram de herbívoras, insetívoras, detritívoras, zooplanctófagas e ictiófagas a dietas mistas de insetos, zooplâncton e peixes. A maioria das espécies de peixes ocorrentes associadas a macrófitas aquáticas são residentes que não realizam migrações para reprodução; algumas dessas espécies apresentam cuidados com a prole.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.