Composição química e nutricional da polpa de açaí: comparação entre as variedades roxa e branca.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MATTIETTO, R. de A.; CARVALHO, A. V.; NETA LANES, J. de J. da S.; OLIVEIRA, M. S. P. de; ROSÁRIO, V. N. M.

Resumo: O açaí roxo é hoje largamente conhecido e comercializado no Brasil e no mundo. Entretanto, há alguns anos o açaí branco vem ganhando destaque na comercialização nos centros urbanos da Amazônia. Pouco se conhece quanto à composição desse tipo de açaí e dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a polpa extraída de genótipos de açaí roxo e branco quanto à composição química e nutricional. Os resultados mostraram que a variabilidade genética afeta a composição do açaí de forma significativa. Lipídios são os principais constituintes das polpas e o açaí branco apresentou os genótipos com os maiores teores. O açaí branco também se destacou em fibras e proteínas, já o açaí roxo em termos de compostos bioativos. Além da diferença entre os tipos de açaí, observaram-se variações significativas entre genótipos de um mesmo tipo em praticamente todas as determinações, porém em compostos bioativos essas diferenças mostraram-se ainda maiores.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.