Efeito da secagem sobre as propriedades antioxidantes de pimentas vermelhas Capsicum annuum var. annuum.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ABREU, L. F.; SILVA, P. A.; ARAÚJO, E. A. F.; CARVALHO, A. V.

Resumo: Pimentas Capsicum annuum vermelhas, foram desidratadas, a 50 e 80°C, inteiras e cortadas, para estudo da influência da secagem sobre a retenção de carotenoides, ácido ascórbico e atividade antioxidante. Os tempos de secagem variaram de 4,5 a 176 horas. As amostras apresentaram teores de carotenoides e ácido ascórbico de 1.761 a 5.334 ?g/g e de 94 a 436 mg/100g, respectivamente, e atividade antioxidante de 409 a 3.005 ?M Trolox/g (MS). As propriedades antioxidantes da pimenta in natura sofreram redução significativa com as temperaturas de secagem. O corte prévio das pimentas reduz o tempo de secagem preservando o ácido ascórbico, contudo, causa degradação dos carotenoides. As pimentas secas inteiras preservam melhor os carotenoides em temperaturas de aquecimento, mas devido ao maior tempo de processo acarreta maior degradação do ácido ascórbico. A secagem dos frutos inteiros, à 80°C, foi a mais eficiente, apresentando menor perda de atividade antioxidante e de carotenoides.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Antioxidantes, Pimenta, Secagem

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.