Efeito da alta pressão hidrostática sobre o teor de carotenoides em queijo minas frescal incorporado com cenoura.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOUVEIA, F. S.; FERREIRA, E. H. R.; TIBURSKI, J. H.; GODOY, R. L. de O.; NOGUEIRA, R. I.; ROSENTHAL, A.

Resumo: Responsável pelas cores entre amarelo e o vermelho de vegetais, os carotenóides destacam-se pelas suas propriedades pró-vitamina A e antioxidantes, atuando na prevenção de doenças crônicas e degenerativas. O objetivo do estudo foi promover a adição desses pigmentos em queijo minas, através da incorporação da cenoura, e aplicação da alta pressão hidrostática para preservação e ampliação da vida útil de um produto diferenciado com apelo de saudabilidade. Os queijos foram produzidos com 0, 3 e 6 % de cenoura e processados a pressões de 0, 250 e 500 MPa. Foram determinados o teor de carotenóides totais, luteína, α-caroteno e β-caroteno. A pressurização não afetou de forma significativa o teor de carotenóides totais e o perfil cromatográfico, mantendo o queijo processado com concentrações consideráveis destes compostos bioativos.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.