Caracterização das raízes e féculas de três variedades de mandioca produzidas no estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, P. A.; MELO, W. dos S.; CUNHA, R. L.; CUNHA, E. F. M.; LOPES, A. S.; PENA, R. da S.

Resumo: O Pará é o maior produtor brasileiro de mandioca (Manihot esculenta Crantz), a qual e destinada principalmente para a obtenção da farinha de mesa, embora a fécula seja o produto mais nobre extraído das suas raízes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as raízes e as féculas de três variedades de mandioca produzidas no estado do Pará. A análise biométrica constatou que não há um padrão de tamanho e de forma para as raízes de mandioca. As féculas obtidas apresentaram elevada pureza em amido (92%) e foram classificadas como ?fécula tipo 1?, pela legislação brasileira. De acordo com a microscopia eletrônica de varredura, os grânulos de amido das féculas apresentaram forma arredondada e ligeiramente achatada em uma das extremidades, com superfície lisa e tamanhos diferentes para as três variedades. As temperaturas de gelatinização dos amidos das três féculas (Tp = 74,4°C) não apresentaram diferença significativa (p  0,05), porém o amido extraído da variedade Pai Ambrósio apresentou a maior entalpia de gelatinização (ΔHgel = 5,88 J/g).

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.