Produção de matéria seca de híbridos de milho em resposta à adubação fosfatada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VELOSO, C. A. C.; SILVA, A. R.; SOUZA, F. R. S. de; SALES, A.

Resumo: O objetivo do estudo foi verificar o efeito de aplicações de fósforo sobre a produção de matéria seca em híbridos de milho, em um experimento conduzido sob casa de vegetação em vasos (3 dm3 de volume) com Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 5, utilizando quatro híbridos de milho recomendadas para o Estado do Pará (Sol da Manhã, Agroceres-AG4051, BR-5102 e BR-5107) e cinco doses de P (0; 100; 150, 200 e 250 mg.kg-1 de P na forma de superfosfato triplo) com quatro repetições. A colheita do experimento foi realizada aos 45 dias após o plantio. Os resultados demonstraram que o efeito da adição de fósforo no solo manifestou-se mais intensamente sobre a parte aérea da planta do que sobre o sistema radicular. A elevação dos teores de fósforo na planta assinala incremento na matéria seca. A variedade BR-5107 apresentou maiores taxas de absorção e utilização de fósforo, para a produção de matéria seca da parte aérea da planta, do que as demais variedades de milho.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.