Percepções de consumidores sobre carne bovina com indicação geográfica de raças locais brasileiras em Cuiabá-MT.

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Autoria: MORAES, A. S.; ALVES, F. V.; JULIANO, R. S.; FIORAVANTI, M. C. S.; LOPES, J. C. S.; LONGHI, E. H.; DUARTE JUNIOR, M. F.; TSUNEDA, P. P.

Resumo: RESUMO: Foi realizado levantamento com 417 consumidores de carne bovina em 11 estabelecimentos que comercializam carnes em Cuiabá (MT), a fim de identificar sua percepção com relação a carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada na estratégia para onservação de raças locais, como os bovinos Pantaneiro e Curraleiro Pé-Duro, além de identificar se estão dispostos a pagar pelos atributos dessas carnes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. Constatou-se que muitos consumidores têm algum conhecimento sobre o que são carnes com IG, embora não a maioria, e pouco conhecimento sobre o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne de raças locais com IG para experimentar e caso essas características sejam um indicador de qualidade e de produto saudável. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto. Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG em raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado. ABSTRACT: This research was carried out with 417 consumers from 11 different butcher shops in Cuiabá (MT), aiming to identifying these consumers' perception with regard to different types of meat, especially in what concerns geographical identification (GI). It also aimed at understanding how this perception can be used in the conservation of local reeds, like the Pantaneiro and Curraleiro Pé-Duro, as well as identifying if the consumers are willing to pay more for this beef. The data were collected through interviews by means a semistructured questionnaire made up of objective and subjective questions. It was attested that many consumers have some knowledge about what are meats with GI, but not most, and little knowledge about what are local breeds. Even so, they showed a great interest in consuming meat from local breeds with GI, to trying out and as long as these characteristics is an indicator of quality and healthy product. Besides that, these consumers are willing to pay extra for it. It is concluded that the consumer values the attributes of this type of meat, and it is possible to add value in terms of such attributes. Finally, the use of IG in local breeds can contribute to conservation of these breeds through the incorporation of his meat in the market.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Soja

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