Relação entre o uso atual e o potencial agroecológico das terras da bacia do Rio Pajeú (PE).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ACCIOLY, L. J. de O.; CAVALCANTI JUNIOR, E. de A.; SILVA, A. B. da

Resumo: O conhecimento da distribuição espacial dos diferentes tipos de cobertura e seus usos e de suas relações com capacidade suporte das terras, aqui expressa na forma de potencial agroecológico, é imprescindível no planejamento para o uso racional dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adequação do uso "atual" das terras da bacia do rio Pajeú ao seu potencial agroecológico. A bacia do Pajeú ocupa, no semiárido de Pernambuco, uma área de 16.767 km2. Foram utilizadas cenas do satélite Landsat 8 OLI adquiridas na época seca. As imagens foram fusionadas e interpretadas visualmente. As classes de cobertura foram: 1) caatinga aberta; 2) caatinga densa; 3) mata serrana; 4) agricultura; 5) pastagem; 6) água; 7) área urbana. A vegetação natural ocupa ¾ da área da bacia enquanto no ¼ restante predominam a agricultura e a pastagem. A caatinga aberta e a caatinga densa ocupam, respectivamente, 34,2% e 38,0% da área da bacia. As terras com potencial agroecológico para a atividade agrícola representam apenas 12,2% da área da bacia. O cruzamento dos planos de informação uso e cobertura e potencial agroecológico indicou que 80% da agricultura é praticada em áreas inaptas e/ou restritas para esta atividade. Por outro lado, 2/3 da área com potencial agroecológico para agricultura estão subutilizados sendo ocupados por vegetação nativa e/ou pastagens. De modo geral, 67,0% da área da bacia tem uso abaixo do potencial agroecológico, 15,9% está em concordância e 16,1% apresenta uso acima do potencial agroecológico sendo, portanto, sistemas insustentáveis.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.