Análise cartográfica da concentração do cultivo de mandioca no estado do Pará, Amazônia brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUSMÃO, L. H. A.; HOMMA, A. K. O.; WATRIN, O. dos S.

Resumo: A representação cartográfica de fenômenos é muito relevante no discurso geográfico, pois o mapa é um instrumento de pesquisa que possibilita novas descobertas, revela padrões, formas, relações e dissimetrias no espaço. Neste trabalho, o software Philcarto foi avaliado como ferramenta de apoio na representação de dados sobre área plantada e produção da cultura da mandioca no Estado do Pará. Para isto, dados estatísticos relativos a esta cultura foram tratados de modo a serem representados sob a forma cartográfica mais adequada. Foi verificado que Nordeste Paraense e Baixo Amazonas foram as principais regiões de plantação e produção de mandioca no Estado do Pará, assim como também registraram as maiores expansões dessa atividade no período considerado. O uso de mapas temáticos foi importante na representação de distribuição, desigualdade e evolução dos componentes da atividade mandioqueira no Estado do Pará.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.