Sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Amapá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BAIA, A. L. P.; SOTTA, E. D.; MONTAGNER, A. E. A. D.

Resumo: O sistema integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) está entre as estratégias do Plano ABC, visando aumentar a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Esse estudo objetivou avaliar a sobrevivência e o crescimento inicial de espécies arbóreas em consórcio com espécies agrícolas em experimento conduzido no Campo Experimental do Cerrado da Embrapa Amapá, em Macapá, AP. Foram feitos seis tratamentos compostos de uma espécie arbórea nas linhas combinado com milho (Zea mays L.) ou sorgo (Sorghum bicolor) nas entrelinhas. A Gliricídia (Gliricidia sepium) e o Tachi-branco (Sclerolobium paniculatum) foram plantados em linhas simples, com um espaçamento de 2 m, com 12 m nas entrelinhas, e o Eucalipto (Eucalyptus urograndis) foi plantado em linhas duplas, com espaçamento de 2 m intercalado entre as linhas, com 10 m nas entrelinhas. Avaliou-se a sobrevivência e crescimento das arbóreas aos 30 dias, nove e 12 meses após o plantio. Observou-se a altura total, diâmetro à altura do colo (DAC) das plantas com altura igual ou inferior a 1,30 m e diâmetro à altura do peito (DAP) em plantas com altura superior a 1,30 m. As taxas de sobrevivência para as três espécies testadas foram: 88,1% para Tachi-branco, 99,8% para Gliricídia e 99,7% para Eucalipto. A altura média das árvores aos 12 meses foi 4,04 m, variando de 1,50 m a 5,74 m, sendo Tachi-branco o que apresentou o menor crescimento (1,50 m). O Eucalipto apresentou o maior desenvolvimento, com alturas médias de 3,03 m (9 meses) e 5,74 m (12 meses). Até nove meses a Gliricídia teve o maior aumento de diâmetro (2,35 cm ± 1,25 cm), sendo ultrapassada por eucalipto aos 12 meses (5,25 cm ± 1,04 cm). Apesar de ter o menor crescimento, o Tachi-branco é uma espécie nativa interessante para consórcios que não exijam rápido crescimento. O Eucalipto é uma espécie interessante devido seu rápido crescimento, pequeno diâmetro de copa e alta produtividade, no entanto o espaçamento utilizado pode restringir a agricultura rapidamente. A Gliricídia, devido sua alta capacidade de regeneração que permite poda periódica, adapta-se muito bem em consorciação com agricultura.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.