Sistemas de condução da videira: latada e espaldeira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A videira, a não ser em casos especiais, não pode ser cultivada satisfatoriamente sem alguma forma de suporte. É uma planta que apresenta uma grande diversidade de arquitetura de seu dossel vegetativo e das partes perenes. A distribuição espacial desse dossel, do tronco e dos braços, juntamente com o sistema de sustentação, constitui o sistema de condução da videira. Há vários fatores que influenciam a tomada de decisão para a escolha de um sistema de condução: a) o objetivo da produção, devendo-se considerar, especialmente, a relação entre a produtividade do vinhedo e a qualidade do produto; b) o cultivar, principalmente no que se relaciona ao hábito de frutificação, que pode exigir poda em cordão esporonado ou mista, nesse caso, deixando-se varas e esporões; o tamanho do cacho; o vigor da planta, que pode requerer altura e/ou largura maiores para uma melhor exposição ao sol; c) as condições do solo e do clima; d) a topografia do terreno; e) o método de colheita, manual ou mecânica; f) o custo de instalação e de manutenção dos postes e fios; g) a conjuntura econômica e a rentabilidade do viticultor; h) a tradição. Há uma diversidade muito grande de sistemas de condução da videira utilizados nas diferentes regiões vitícolas do mundo. No presente trabalho, serão descritos, sucintamente, dois sistemas de condução da videira: latada e espaldeira. O latada, porque faz parte da colonização italiana do Rio Grande do Sul e, ainda, é o mais utilizado pelos viticultores nesse Estado, especialmente na Serra Gaúcha. Constitui-se, também, em um sistema de condução predominante em regiões tropicais, como no Vale do São Francisco. Espaldeira, porque tem a maior área plantada no mundo, inclusive nas regiões da Campanha e Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, e porque está em expansão na Serra Gaúcha.

Ano de publicação: 2016

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.