Consórcio de espécies nativas da Mata Atlântica com milho e feijão para revegetação de mata ciliar na região Noroeste Fluminense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, T. J. F. de; BARROSO, D. G.; ANDRADE, A. G. de; FREITAS, S. de J.

Resumo: Cultivos consorciados surgem como alternativa para a implantação ou manutenção da recuperação de matas ciliares. Este estudo teve como objetivo comparar o plantio misto de espécies arbóreas, com o sistema Taungya, na revegetação de mata ciliar do rio Paraíba do Sul, região noroeste fluminense, bem como o comportamento das espécies pioneiras e não pioneiras. Foi determinado ainda o impacto econômico da consorciação na restauração de matas ciliares nos primeiros nove meses após a implantação. Os tratamentos foram dispostos em blocos ao acaso, com dois sistemas de plantio em 4 repetições. O sistema de Taungya consistiu no cultivo de espécies agrícolas nas entrelinhas das espécies arbóreas. Foram avaliados altura, diâmetro à altura do colo, diâmetro de copa, cobertura de copas, índice de sobrevivência e impacto econômico da consorciação na recuperação de matas ciliares. Não foi observada influência dos sistemas de plantio convencional e Taungya no incremento relativo em altura e em diâmetro à altura do colo para a maioria das espécies arbóreas avaliadas, oito meses após o plantio. As espécies pioneiras apresentaram maior área de copa e consequente cobertura de área, em relação às espécies tardias, nos dois sistemas. No sistema Taungya, a receita obtida a partir da produção agrícola no primeiro ano de implantação do experimento representou 13% do custo total de implantação do projeto de reflorestamento.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.