Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos de plantas de cobertura em vinhedo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOMAVILLA, L. M.; BRUNETTO, G.; TASSINARI, A.; PAULA, B. V. de; DE CONTI, L.; COUTO, R. da R.; MELO, G. W. B. de

Resumo: RESUMO: Espécies de plantas de cobertura solteiras ou consorciadas são cultivadas em vinhedos para proteção da superfície do solo e ciclagem de nutrientes. O presente trabalho objetivou avaliar a decomposição e a liberação de nutrientes de resíduos de plantas de cobertura, solteiras e consorciadas, em vinhedos. O experimento foi realizado no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015, em um vinhedo em Santana do Livramento (RS). Os tratamentos foram 100% aveia (AV), 100% ervilhaca (EA), 80% AV+20% ervilhaca (EA), 60% AV+40% EA, 40% AV+60% EA e 20% AV+80% EA. No tempo zero, 15, 30, 45, 60, 90, 120 e 150 após a deposição das bolsas de decomposição os resíduos foram coletados, secos, determinado a matéria seca e, em seguida, preparados para a análise do total de N e P. A maior perda de matéria seca e a maior liberação de N aconteceu nos tratamentos com maior porcentagem de ervilhaca. Mas, as menores perdas de matéria seca e liberação de N foi observado no tratamentos com maior porcentagem de aveia-preta. A maior liberação de P ocorreu nos tratamentos com plantas solteiras e naqueles consorciados com maior porcentagem de ervilhaca.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.