Análise do hot spot do extrativismo do babaçu e atividades agropecuárias no Maranhão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOUVEIA, V. M.; MATRICARDI, E. A. T.; ANGELO, H.

Resumo: O extrativismo do babaçu (Attalea speciosa Mart ex. Spreng) ocorre devido ao aumento da densidade das palmeiras nas formações com diferentes estádios de sucessão natural e em meio ás pastagens, lavouras permanentes e temporárias, sejam consorciados ou não. Porém, as práticas agroflorestais vêm perdendo espaço para a agropecuária intensiva. O presente estudo tem por objetivo realizar a Análise Hot Spot do extrativismo babaçu e das atividades agropecuárias no Maranhão. Utilizou-se a ferramenta Hotspot Analysis disponível no software Arc GIS, a base cartográfica digital Malha Municipal Digital do Zoneamento do Estado do Maranhão e a criação de um banco de dados geográfico tendo por fonte o Sistema IBGE/SIDRA para verificar se essas atividades apresentam agrupamento com significância estatística. Os mapas produzidos mostram os temas regionalizados em localizações distintas no estado na forma de hot spots, os quais podem ser indicativos de polos produtivos e de mudanças tecnológicas na agropecuária e no extrativismo.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cocais

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.