Estudo das comunidades de nematoides na implantação de sistemas agrícolas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COUTINHO, R. R.; FALEIRO, V. de O.; FARIAS NETO, A. L. de; MENEGUCI, J. L. P.; SILVA, J. F. V.; FREITAS, L. G. de

Resumo: A Mata nativa do Cerrado têm sido substituída por agroecossistemas. Assim, necessita-se implantar sistemas sustentáveis a fim de minimizar os danos ambientais. O objetivo desse trabalho foi utilizar nematoides como bioindicadores de distúrbio no estabelecimento de sistemas agrícolas. O experimento foi disposto em blocos ao acaso, com 10 tratamentos e 4 repetições, tendo área de Mata e vegetação espontânea como controle. As comunidades de nematoides foram caracterizadas em função da abundância e índices que avaliam distúrbio. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey a 5% de significância. O grupo de nematoides parasitas de plantas dominou nas duas épocas de coleta. Micófagos e Bacteriófagos foram reduzidos após a implantação dos sistemas. Onívoros foram pouco alterados sobre a influência dos sistemas 5-PL, 9-iLPF e Mata. Os maiores índices de diversidade e equitabilidade de Shannon-Weaver foram encontrados nos sistemas 7-PF, 9- iLPF e área de vegetação espontânea. O sistema 9-iLPF aumentou todos os índices de diversidade, equitabilidade e riqueza na segunda coleta, ao contrário dos sistemas 2-L e 4- LP. O menor valor de IM foi encontrado no sistema 2-L e os maiores valores nos sistemas 5- PL, 9-iLPF e área de vegetação espontânea. As medidas de diversidade e índices estudados mostraram que os sistemas 7-PF e 9-iLPF causaram menor distúrbio no ambiente e o sistema 2-L maiores distúrbios.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.