Fertilização orgânica em sistemas silvipastoris.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MATOSO, S. C. G.; SALMAN, A. K. D.

Resumo: Diante das exigências socioambientais atuais, cresce o interesse e a necessidade por sistemas de produção agrícolas conservacionistas, como os sistemas silvipastoris. A integração de espécies arbóreas e forrageiras torna o sistema complexo, podendo ocorrer interações indesejáveis entre as espécies, como a competição por nutrientes. Para não exaurir os nutrientes do solo e obter bons rendimentos das culturas é necessário manejo adequado da adubação. Com isso, objetivou-se caracterizar o estado da arte das pesquisas sobre o efeito da adubação orgânica em sistemas silvipastoris. Foi possível constatar que o manejo da adubação orgânica é complexo, devido às características intrínsecas aos resíduos orgânicos, bem como às relações ecológicas no próprio sistema. No entanto, pode suprir e/ou diminuir a necessidade de calagem e fertilização mineral com longo efeito residual e rendimentos satisfatórios, tanto do componente arbóreo, quanto do forrageiro. Constatou-se, também, que mais pesquisas são necessárias com ênfase na variação de adubos orgânicos, técnicas de manejo, arranjos, espécies e condições edafoclimáticas.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.