Espectroscopia no infravermelho próximo para estimativa da densidade básica de madeiras de Pinus.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LAZZAROTTO, M.; NETIPANYJ, R. R.; MAGALHAES, W. L. E.; AGUIAR, A. V. de

Resumo: A densidade básica é uma das mais importantes características das madeiras e usada em programas de melhoramento genético florestal. Este trabalho teve o objetivo de construir um modelo de predição da densidade básica de madeiras de Pinus maximinoi e Pinus tecunumanii, usando a espectroscopia no infravermelho próximo e análise estatística multivariada. O modelo foi construído com 54 amostras usando mínimos múltiplos quadrados (PLS) como tratamento estatístico (com alisamento do sinal, variação normal padrão SNV e primeira derivada). A curva de calibração apresentou coeficiente de determinação (R2) de 0,94 e erro de validação cruzada de aproximadamente 30 kg m-3 para uma densidade básica média de 517 kg m-3. Este modelo foi validado externamente com 27 amostras não usadas na construção da curva de calibração. O erro da validação externa foi de aproximadamente 47 kg m-3 e a razão de desempenho do desvio (RPD) de 1,9, mostrando que o modelo pode ser usado para seleção prévia de grande número de amostras.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.