Trilha lúdico-pedagógica Iratama: um doce caminho para a divulgação das abelhas nativas.

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Autoria: QUEIROZ, A. C. M. de; CONCEIÇÃO, M. C. A.; GOMES, J. T.; ANDRADE, A. A. de; LEÃO, K. L.; VEIGA, J. C.

Resumo: As abelhas indígenas sem ferrão são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, estimulam fortemente a curiosidade das crianças, adolescentes e adultos e possuem características biológicas, ecológicas, econômicas e históricas muito relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. Com elas é perfeitamente possível inserir a problemática ambiental e obter respostas práticas por parte das pessoas envolvidas em ações de proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida. A criação desses insetos permite ainda gerar renda e não agride o meio ambiente, pelo contrário, estimula a cuidar melhor da natureza e a plantar. Com o objetivo de utilizar as abelhas nativas sem ferrão para conscientização ambiental de crianças, adolescentes e adultos, por meio de visitação monitorada , foi estruturada uma trilha lúdico-pedagógica, com espaço para recepção de visitas e um roteiro para apresentação, vivência e discussão dos temas relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento sustentável utilizando as abelhas sem ferrão como material didático. Esse espaço está sendo utilizado para visitas de escolas de todos os níveis, agricultores, adultos, grupos de idosos e interessados em geral. No período de março a setembro de 2016, mais de 500 pessoas visitaram a trilha, sendo a maior parte dos visitantes crianças, cursando o ensino fundamental na cidade de Belém. Foram também recebidas escolas de nível médio e universidades, além de produtores e grupo de idosos.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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