Distribuição espacial das propriedades eletromagnéticas e gamarradiométricas do solo e sua relação com o relevo e atributos químicos e físicos do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, H. M.; VASQUES, G. M.

Resumo: O mapeamento detalhado dos atributos do solo requer um grande número de amostras de campo, o que poderia ser facilitado pelo uso de sensores eletromagnéticos de campo, ditos sensores proximais. A portabilidade e rápida aquisição de dados sem a necessidade de retirar amostras do solo são algumas das características interessantes desses sensores. Contudo, o seu uso em solos tropicais é ainda incipiente, carecendo de pesquisa no tema. Portanto, o objetivo do trabalho foi mapear quatro propriedades do solo medidas por sensores proximais (condutividade elétrica, susceptibilidade magnética e teores de urânio e tório) a partir de duas malhas amostrais (10 x 10 e 20 x 20 m), além de cinco atributos do solo medidos em laboratório (CTC e teores de argila, ferro, carbono orgânico e umidade) em duas profundidades (0-10 e 10-20 cm) na malha de 20 x 20 m. Todas as variáveis analisadas, exceto o urânio, se correlacionaram significativamente (p < 0.05) e, em geral, tiveram padrões de distribuição e estruturas de dependência espacial similares. Os sensores, ao realizarem a medição rápida e diretamente no campo de propriedades do solo, permitem o aumento do tamanho amostral com melhor recobrimento da área de estudo, o que proporciona a geração de mapas de melhor qualidade. Isso mostra o potencial de uso de sensores proximais para caracterização e mapeamento dos atributos do solo.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.