Índice de precipitação padronizada para a condição climática do município de Chapada Gaúcha, MG.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, E. de P.; GOIS, G. de; GARRITANO, F. do N.

Resumo: As secas podem ser diagnosticadas, com base em uma série histórica de dados meteorológicos, por meio de índices quantificadores de secas e análises estatísticas. Esses índices diagnosticam, a partir de equações empíricas, os períodos de seca ou umidade em uma área pontual ou regional. A utilização de índices para quantificar a seca se faz necessária para determinar a intensidade, a duração e a frequência em que essa anomalia ocorre. Dessa forma, esse trabalho teve o objetivo de determinar o Índice de Precipitação Padronizada (SPI) para o município de Chapada Gaúcha, MG. Foram utilizados dados de precipitação, de uma série de 26 anos, coletados numa propriedade rural presente nesse município. Observou-se que a frequência dos eventos ocorridos nas escalas de tempo de três, seis, nove e doze meses foi maior na classe próxima ao normal. Pode-se afirmar que, o índice SPI foi capaz de identificar os períodos secos, normais e úmidos para a condição climática do município de Chapada Gaúcha, MG.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Palavras-chave: Cerrado, SPI, Índice de seca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.