Avaliação, empregando modelagem, de estratégias de manejo para incrementar a produtividade de milho na segunda safra.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGALHÃES, B. G.; ANDRADE, C. de L. T. de; SILVA, P. P. G. da; LOPES, D. de C.; MELO, B. F. de; GARCIA Y GARCIA, A.; GONTIJO NETO, M. M.

Resumo: O cultivo de milho na safrinha em condições de sequeiro pode ser afetado pelas incertezas climáticas. Algumas alternativas para atenuar esses efeitos são: a manutenção de palhada na superfície do solo e a utilização de plantas com sistema radicular mais profundo. O estudo teve como objetivo avaliar, empregando simulação, o efeito de diferentes combinações de palhada na superfície do solo, com diferentes profundidades de sistema radicular, e de doses de adubação nitrogenada na produtividade do milho safrinha em Rio Verde-GO. Utilizou-se a ferramenta de análise sazonal do modelo CSM-CERES-Maize para simular cenários de combinação entre as profundidades de sistema radicular (0,30; 0,50 e 0,70 m) e as quantidades de palhada de soja sobre na superfície do solo (0 t; 3,5 e 5,0 t ha-1). Adicionalmente, para cada combinação de sistema radicular e palhada, simularam-se dois cenários de fertilização, sendo um considerando alta dose de nitrogênio e outro com a dose recomendada para safrinha. O aprofundamento do sistema radicular e a manutenção de quantidades maiores de palhada na superfície do solo favoreceram maior produtividade de grãos. A estratégia de manejo combinando o sistema radicular concentrado nos 0,70 m do perfil do solo e uma quantidade de 5 t ha-1 de palhada é a melhor alternativa para incremento de produtividade nos cenários com baixa e alta dose de nitrogênio. Para o cenário de dose elevada de nitrogênio, embora a variabilidade interanual seja grande, os valores medianos da produtividade são também mais elevados, em comparação com o cenário de baixa dose de nitrogênio.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.