Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CORRÊA, H. A.; SÁ, T. D. de A.; PORRO, N. S. M.

Resumo: No Rio Preto da Ilha Queimada, em ecossistema de várzea amazônica, ao noroeste do Arquipélago do Marajó, o cultivo de corte e queima característico dos roçados representa uma forma de uso integrado do ambiente pelos atores sociais locais; neste caso, associado ao extrativismo de açaí. A dinâmica do trabalho familiar registrada nestes espaços indica que as relações de produção são regidas por laços de parentesco, vizinhança e compadrio, e que há divisão de tarefas por gênero e conforme o estágio do ciclo de vida. O impressionante aumento da demanda pelo mercado e a alta dos preços em determinados meses nos levam a pensar que o ciclo de produção do açaí determina o planejamento das atividades agrícolas e extrativas. Porém, a pesquisa empírica mostra que o planejamento agrícola e extrativo não é definido apenas pelo mercado, mas que esta variável é apenas uma parte do conjunto de fatores relevantes para a economia deste campesinato.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.