Microrganismos endofíticos associados a raízes de plantas de milho (Zea mays L.) cultivadas em solo de cerrado com baixa e alta disponibilidade de fósforo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, E. A.; OLIVEIRA, C. C. A. de; LANA, U. G. de P.; OLIVEIRA-PAIVA, C. A.; GUIMARAES, L. J. M.

Resumo: O fósforo (P) é o segundo nutriente mais limitante na agricultura, o que leva à necessidade de aplicação de altas doses de fertilizantes, que torna a correção da fertilidade do solo um processo de elevados custos econômicos e ambientais para a produção agrícola. As plantas absorvem P principalmente na forma de íon-ortofosfato necessitando de contato direto das raízes com este elemento na solução do solo. Em ambientes de baixa disponibilidade, principalmente, os microrganismos são fundamentais à nutrição das plantas auxiliando na solubilização e aquisição de nutriente. O objetivo desse trabalho foi caracterizar as comunidades de microrganismos endofíticos associados a raízes de genótipos de milho contrastantes na eficiência de aquisição de P, cultivados em solos com alta e baixa disponibilidade desse nutriente. Amostras de raízes das linhagens de milho L3 (eficiente na aquisição de P) e L22 (ineficiente na aquisição de P) e do híbrido L3xL22 foram lavadas em uma solução de pirofosfato de sódio 0,1% (m/v) por 60 min para eliminar o solo rizosférico. O DNA foi extraído das raízes, amplificado com primers específicos para fungos e bactérias e analisado por PCR-DGGE e sequenciado para identificação das comunidades microbianas. A análise dos géis de DGGE mostrou uma elevada diversidade microbiana, tanto no grupo de bactérias quanto de fungos endofíticos nos genótipos avaliados. De uma maneira geral, o nível de P no solo e os genótipos foram os fatores predominantes no agrupamento das bactérias e dos fungos. O sequenciamento de bandas das amostras dos géis indicou 50% dos microrganismos como bactérias não cultiváveis, enquanto o sequenciamento das amostras com primers específicos para fungos revelou a maior incidência de representantes dos filos Ascomycota e Glomeromycota (fungos micorrízicos arbusculares), principalmente dos gêneros Dothideomycete e Scutellospora, respectivamente, e também de fungos não cultiváveis. Os resultados demonstram influência do nível de P e do genótipo da planta hospedeira sobre a diversidade de comunidades microbianas que colonizam raízes de milho.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.