Crescimento de Tachigali chrysophylla 30 anos após a exploração florestal em uma floresta ombrófila densa no município de Belterra, PA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PALHETA, J. G.; CONCEIÇÃO, S. S.; CARVALHO, J. O. P. de; CASTRO, T. da C.; RUSCHEL, A. R.

Resumo: São discutidas as mudanças ocorridas, no crescimento e distribuição diamétrica da espécie Tachigali chrysophylla em uma área de 144 ha, na Floresta Nacional do Tapajós, 30 anos após a colheita de madeira. Avaliou-se a influência da intensidade de exploração e de tratamento silviculturais no crescimento e distribuição diamétrica. Foram inventariadas todas as árvores com DAP ≥ 5 cm. O experimento é constituído de uma área explorada com 144 ha, e outra não explorada de 36 ha. Foram estabelecidas 60 parcelas permanentes, sendo 12 na área não explorada e 48 na área explorada onde foram distribuídos os tratamentos silvicuturais: T1, T2, T3 e T4. As parcelas permanentes foram avaliadas em oito ocasiões na área explorada (1981, 1983, 1987, 1989, 1995, 2003, 2008 e 2012) e em sete ocasiões na área não explorada, onde não houve medição no ano de 1981. O tratamento T4 houve decréscimo no crescimento aos 14 anos após os tratamentos silviculturais. No tratamento T3, houve o maior incrementos em diâmetro.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.