Fluxo de óxido nitroso e metano em sistema agroflorestal no norte de Mato Grosso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Com o aumento das emissões de gases do efeito estufa (GEE), vê se a necessidade de buscar novas estratégias para reduzir os efeitos negativos causados ao planeta, com isso a implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis, vêm para somar a ideia de um ambiente mais viável, com maior funcionalidade da terra, sem que comprometa a biodiversidade e os recursos naturais. O objetivo do estudo foi avaliar os fluxos de CH4 e N2O no sistema agroflorestal (SAF) em relação a mata nativa. Foi utilizado um sistema de câmaras estáticas para as coletas dos GEE, com posterior análises em laboratório por meio da cromatografia gasosa com objetivo determinar a concentração de CH4 e N2O nos tratamentos de SAF e mata nativa. As emissões acumuladas de N2O no período de 15 meses foram de 1,9 kg N ha-1 no SAF e 2,33 kg N ha-1 na Mata e de -1,34 kg C ha-1 no SAF e 0,50 kg C ha-1 de CH4.Conclui-se que o SAF foi eficiente em reduzir emissões de N2O e CH4 em relação a Mata.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.