Prevalência de tabagismo, etilismo e comorbidades em pacientes com paracoccidioidomicose atendidos em um Hospital Universitário - Minas Gerais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOLEDO, T. A.; PEREIRA, T. V.; FOCHAT, R. C.; FAJARDO, M. O.; SILVA, M. R.; PINTO, C. P. GOMIDE; COSTA, R. R. Da

Resumo: Introdução A paracoccidioidomicose (PCM) é uma doença infecciosa sistêmica, causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis e caracterizada por uma inflamação granulomatosa crônica. Pode ocorrer isoladamente ou associada a outras enfermidades. Objetivos Verificar as prevalências de tabagismo, etilismo e comorbidades em pacientes com PCM, atendidos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Métodos Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, baseado na revisão de prontuários de pacientes com PCM assistidos no HU-UFJF no período compreendido entre janeiro de 2003 a dezembro de 2010. Os indivíduos tiveram seus prontuários consultados quanto às informações: sexo, idade, local de origem, ocupação profissional, tabagismo, etilismo, presença de outras doenças (tuberculose, síndrome da imunodeficiência humana/AIDS, parasitose intestinal e câncer). Foi realizada a análise estatística descritiva dos dados com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 14.0. Resultados 56 prontuários de pacientes foram consultados, sendo observado que 78,6% dos casos de PCM ocorreram em homens. A média de idade dessa população foi de 36,2 anos. A maioria (67,9%) residia em área urbana. Lavradores (17,9%), estudantes (16,1%), pedreiros (12,5%) e "do lar" (10,7%) foram as profissões de maior destaque. Quanto aos hábitos de vida e comorbidades, 53,6% eram tabagistas, 35,7% etilistas, 5,4% possuíam o diagnóstico de AIDS, 10,7% de tuberculose, 16,1% de alguma parasitose intestinal e 1,8% de câncer. Conclusão A PCM pode ocorrer em conjunto com outras doenças e a equipe de saúde deve estar atenta para evitar o surgimento de complicações severas.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.