O escore do comportamento materno e o temperamento de ovelhas do grupo genético pantaneiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PORCIUNCULA, G. C. da; FISCHER, V.; COSTA, J. A. A. da; FERNANDES, P. B.; GRUSKA, J. F.; REIS, F. A.

Resumo: Resumo: Objetivou-se relacionar o Escore do Comportamento Materno com o temperamento de ovelhas do Grupo Genético Pantaneiro. Foram utilizadas 126 ovelhas do Grupo Genético Pantaneiro pertencentes ao rebanho da Embrapa Gado de Corte, com idade média de 3,2 anos. O escore do comportamento materno (ECM) foi avaliado de 12 a 24 horas após o parto seguindo uma escala de seis pontos. Ovelhas com ECM <4 foram classificadas com ECM ruim e ovelhas com ECM >4 foram classificadas com ECM bom. O temperamento foi avaliado através do Teste de Arena. Os dados foram analisados com o uso do PROC FREQ e PROC MEANS. As ovelhas com ECM ruim percorreram maiores distâncias e tiveram maior número de vocalizações de alta intensidade no isolamento. Na presença do observador apresentaram número maior de vocalizações de alta intensidade, maior distância de fuga e saíram pulando ou resistiram para sair. Conclui-se que o ECM pode ser uma ferramenta interessante para a classificação e seleção de ovelhas pantaneiras.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.