Classificação de áreas irrigadas por pivos centrais durante o ano de 2014 em uma sub-bacia do alto rio Teles Pires.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ZAIATZ, A. P. S. R.; ZOLIN, C. A.; LOPES, T. R.; VENDRUSCULO, L. G.

Resumo: A irrigação de culturas agrícolas é uma prática utilizada para complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela precipitação, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das plantas (SETTI et al., 2001). A agricultura irrigada permite a obtenção de aumentos significativos de produtividade de diversas culturas agrícolas e do período anual de plantios. O Sistema de irrigação por pivô central expandiu-se no Brasil nos últimos anos, sendo o sistema de irrigação mais utilizado em plantios irrigados de soja, milho, café e feijão (SANDRI; CORTEZ, 2009). Em certas regiões agrícolas o emprego de pivôs centrais tem gerando alta demanda dos mananciais devido ao grande número de equipamentos instalados e suas dimensões. Atualmente, tem se destacado à racionalização do uso da água, visando a utilização e o desenvolvimento sustentável devido às condições de escassez em quantidade e/ou qualidade (BRAGA; OLIVEIRA, 2005). O sensoriamento remoto mostra-se uma alternativa eficiente para gerenciamento destes recursos hídricos e tomada de decisões através da identificação e quantificação de áreas irrigadas por meio de pivô central. Levando-se em consideração a carência de informações atualizadas sobre o número de pivôs, a área que irrigam e a localização geográfica destes, o presente trabalho buscou mapear e quantificar os pivôs centrais durante o ano de 2014 na sub-bacia referente a área de atuação do Comitê de Bacias Hidrográficas da margem direita do Alto Teles Pires (CBHAT), como forma de subsidiar a definição de estratégias envolvendo o uso da irrigação, bem como políticas para gerenciamento do uso dos recursos hídricos na respectiva bacia.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.