Uso e manejo de plantas de cobertura em vinhedos jovens e em produção.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ZALAMENA, J.; MELO, G. W. B. de

Resumo: Resumo - A sociedade está preocupada com a conservação ambiental e tem cobrado por buscas de alternativas para preservar o recurso solo. A implantação de plantas de cobertura de solo em meio a culturas frutíferas, entre elas a videira, é uma alternativa promissora que garante melhorias nas características físicas, químicas e biológicas do solo. Além disso, reduz as perdas de solo, principalmente em áreas declivosas da Serra Gaúcha que é uma região tradicional de produção de videiras. Neste capítulo são relatados informações a respeito da importância e benefícios das plantas de cobertura cultivadas em vinhedos da Serra Gaúcha e Campanha. Os solos desses dois locais apresentam características distintas entre si e, por isso, o manejo das plantas de cobertura deve ser direcionado para essas particularidades. Também são apresentadas informações sobre o manejo das plantas de cobertura em vinhedos jovens e em produção, as espécies recomendadas, assim como dados de produção e contribuição nutricional das plantas de cobertura cultivadas nos vinhedos da Serra Gaúcha e ampanha. Palavras-chave: Plantas de cobertura, manejo de plantas, erosão do solo, qualidade do solo, videira.

Ano de publicação: 2016

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.