Diagnóstico e interações entre cobre, zinco e fósforo em solos de vinhedos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TIECHER, T. L.; SCHMITT, D. E.; TIECHER, T.; CERETTA, C. A.; LOURENZI, C. R.; GIROTTO, E.; MELO, G. W. B. de; COMIN, J. J.; DE CONTI, L.; GATIBONI, L. C.; COUTO, R. R.; ZALAMENA, J.; BRUNETTO, G.

Resumo: Resumo - Os solos de vinhedos do Sul do Brasil normalmente possuem altos teores de Cu e Zn derivados, especialmente, de aplicações de fungicidas para o controle preventivo de doenças fúngicas foliares. Além disso, em geral, se verifica incremento dos teores de P no solo, por causa do excesso de adubações, acima da necessidade das videiras, potencializando a contaminação de águas. No presente capítulo é apresentada a dinâmica destes elementos no solo e as interações, bem como os principais resultados de alguns estudos relacionados a este tema desenvolvidos em solos de vinhedos do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Palavras-chave: metais pesados, adubação fosfatada, interação Cu-Zn-P, fungicidas, solos de vinhedos.

Ano de publicação: 2016

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.