Bactérias associadas com esponjas marinhas produzem peptídeos cíclicos com atividade anti oomiceto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Bactérias associadas com esponjas marinhas têm sido exaustivamente exploradas pela indústria farmacêutica como uma fonte rica de metabólitos secundários. Contudo, pouco esforço tem sido dedicado à descoberta de compostos agroquímicos a partir de produtos naturais marinhos. Neste trabalho, foram investigados os compostos produzidos por bactérias isoladas de esponjas marinhas, capazes de inibir o crescimento micelial de oomicetos fitopatogênicos pertencentes ao gênero Pythium. Os bioensaios mostraram que bactérias associadas às esponjas Didiscus oxeata e Scopalina ruetzleri inibem o crescimento de P. aphanidermatum, P. graminicola e P. ultimum. Subsequentemente, foi realizado o fracionamento do extrato bruto guiado por bioensaio usando cromatografia líquida de alta eficiência. A identificação estrutural dos compostos, presente na fração bioativa, foi realizada por espectrometria de massas sequencial (ESI-MS/MS). Esta ferramenta possibilitou a identificação de dipepitídeos cíclicos pertencentes à classe das dicetopiperazinas (DKPs), a partir de duas bactérias filogeneticamente distintas, classificadas com base no sequenciamento do gene 16S rRNA como Terrabacter sp. ASPSP 140 e Bacillus sp. ASPSP 434. Estes dados reforçam o potencial uso de bactérias associadas com esponjas marinhas para o controle de oomicetos fitopatogênicos e fornece a base para o futuro desenvolvimento de novos fungicidas de baixo impacto ambiental.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.