Ação de Eko's Max® sobre a ferrugem do café (Hemileia vastratrix).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DORIGHELLO, D. V.; FERREIRA, T. C.; FERREIRA, M. F.; ALBUQUERQUE, C. A. C.; BETTIOL, W.

Resumo: O café está entre as principais commodities brasileiras e é responsável por divisas de aproximadamente 6,4 bilhões de dólares. Entre os diversos problemas fitossanitários que comprometem a sua produção, a ferrugem do café, causada por Hemileia vastatrix, é a principal doença incidente na cultura e, na ausência de ferramentas que permitam seu manejo, os danos não permitem a colheita. A principal forma de controle dessa doença é a utilização de fungicidas. No entanto, fungicidas de sítios específicos podem facilmente perder sua eficiência frente a seleção de populações menos sensíveis a estes compostos. Assim, o desenvolvimento de métodos alternativos que possam compor o conjunto de estratégias de manejo dessa doença é desejável. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de um produto alternativo sobre Hemileia vastatrix. Para isso foram realizados dois testes: Teste de germinação de esporos em laminas de vidro e testes em casa de vegetação com aplicação do produto antes e depois da inoculação. As doses para ambos os testes foram de 0 (testemunha); ½, 1 e 2 vezes a dose comercial e também o fungicida Piraclostrobina + Epoxiconazol (dose comercial recomendada). Para o teste de germinação in vitro, a dose recomendada e o seu dobro foram eficientes. Para o ensaio in vivo, apenas o fungicida químico obteve controle satisfatório; porém o tratamento com duas vezes a dose comercial obteve efeitos na diminuição da severidade quando aplicado antes da inoculação.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.