Aplicando o conhecimento da dinâmica da floresta como subsídio para o manejo florestal sustentado de Sextonia rubra e Jacaranda copaia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRAZ, E. M.; CANETTI, A.; BASSO, R. O.; MATTOS, P. P. de

Resumo: Monitorar o crescimento, o ingresso e a mortalidade das espécies de interesse comercial em florestas tropicais é fundamental para o planejamento e execução do manejo florestal bem-sucedido. Para Silva et al. (2005), os dados oriundos do monitoramento da dinâmica florestal são fundamentais para se estabelecer o limite de matériaprima a ser explorada anualmente, possibilitando uma produção sustentável. Estas informações podem ser estimadas por intermédio de inventários florestais temporários ou pelo inventário florestal contínuo, em parcelas permanentes. Muitas parcelas permanentes foram instaladas na Amazônia, ao longo dos últimos anos, em empresas florestais e instituições de pesquisas. No entanto, a análise dos seus resultados ainda não foi plenamente divulgada, interpretada com fins de manejo e incorporada ao planejamento do manejo florestal. O objetivo deste trabalho foi sistematizar os dados de crescimento, ingresso, mortalidade e estrutura de parcelas permanentes, com a finalidade de aplicação no planejamento do manejo florestal sustentável de Sextonia rubra (Mez) van der Werff (canela) e Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don (caroba).

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.