Índia e Japão no percurso histórico de desenvolvimento da cultura da juta no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, A. da S.; HOMMA, A. K. O.

Resumo: Este texto analisa fragmentos da participação histórica direta e indireta do Japão e da Índia no estabelecimento da cultura da juta no Brasil. No percurso da pesquisa documental, realizada em instituições dos estados do Amazonas, Pará e São Paulo, pôde-se constatar que, no limiar do século 20, houve tentativas de cultivo de juta em São Paulo, cujas sementes eram provenientes de Calcutá. Apesar de muitas tentativas, essa cultura não floresceu no estado. Seu sucesso ocorreu apenas na Amazônia, fundamentalmente, por conta do empenho dos colonos japoneses. O objetivo deste texto, portanto, é apresentar informações inéditas acerca desses processos.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.