XXI Ciência para a vida: vinho do sol: tecnologia e manejo sofisticados colocam o Semiárido brasileiro no mapa da vitivinicultura.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O vinho acompanha a humanidade desde tempos remotos, preenchendo as páginas da história e da mitologia, e é, tradicionalmente, um produto de regiões de clima temperado. Agora, essa bebida secular anda desafiando fronteiras. As videiras que lhe dão origem desenham uma nova geografia e crescem onde o sol forte reina o ano inteiro. Seca, altas temperaturas, pouca chuva não parecem impedi-las e não amedrontam pesquisadores e produtores determinados a obter, mesmo nessas condições, vinhos de qualidade. É o que se observa no Vale do Submédio São Francisco, no Semiárido nordestino, onde vinhos tranquilos e espumantes vêm sendo produzidos durante todo o ano, graças à associação entre características naturais da região e tecnologia gerada pela pesquisa agropecuária. Esse é o tema da reportagem Especial desta edição da Ciência para a Vida. A matéria conta, ainda, experiências de jovens produtores entusiasmados com as novas possibilidades de trabalho, realização pessoal, renda e geração de emprego proporcionadas por esse vinho solar, que inspirou nossa primeira capa totalmente ilustrada. A designer Luciana Fernandes guiou-se por Van Gogh, artista que utilizava como técnica a tinta a óleo e pinceladas justapostas lado a lado. Na capa, foi usado giz pastel oleoso, que, com seu toque macio e preciso, deu ritmo à ilustração. É marcante na capa o contraste entre as cores − o vinho da bebida, o amarelo do sol e o verde do mandacaru, planta típica da região semiárida, assim como os tons de terra, que caracterizam a aridez e secura do solo.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Fascículos de periódicos

Palavras-chave: Vinho

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.