Liberações de Selitrichodes neseri (Hymenoptera: Eulophidae) para controle de Leptocybe invasa (Hymenoptera: Eulophidae) em eucalipto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PURETZ, B. de O.; SOUZA, A. R. de; CARVALHO, V. R. de; JUNQUEIRA, L. R.; SA, L. A. N. de; WILCKEN, C. F.

Resumo: A praga exótica Leptocybe invasa Fisher & La Salle (Hymenoptera: Eulophidae), conhecida como vespa-da-galha-do-eucalipto, é originária da Austrália e vem causando danos severos em plantios de Eucalyptus spp. no Brasil. Com isso, realizou-se a importação do parasitoide Selitrichodes neseri Kelly & La Salle (Hymenoptera: Eulophidae). A importação foi realizada pelo Laboratório de Quarentena ?Costa Lima?, a qual foi solicitada pelo PROTEF/IPEF. O objetivo desse trabalho foi realizar liberações de S. neseri em plantas de Eucalyptus grandis x Eucalyptus camaldulensis e de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis para avaliar a adaptação deste parasitoide em campo. Foram liberados parasitoides de S. neseri em dois arboretos distintos localizados na Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu. No arboreto1, em 02 de junho de 2015, foram liberados 151 parasitoides em ramos de E. grandis x E. camaldulensis, com 2392 galhas, tendo uma proporção de 15,8 galhas para cada parasitoide, e no arboreto 2, no dia 28 de outubro de 2015, foram liberados 25 indivíduos em ramos de E. urophylla x E. grandis com 450 galhas, obtendo uma proporção de 18 galhas para cada parasitoide. Em ambas as liberações, os ramos com presença de galhas foram ensacados por sacos de tecido voil e amarrados para evitar a fuga dos parasitoides. Após 17 dias da liberação, esses ramos foram cortados e levados ao laboratório, onde foram acondicionados em gaiolas fechadas. No arboreto 1, foram recuperados 358 parasitoides e no arboreto 2, foram recuperados 62 parasitoides. Foi verificado que, em ambas as liberações, o parasitoide S. neseri apresentou capacidade de adaptação em condições de campo. O número de parasitoides recuperados em cada liberação foi proporcional ao número de galhas nos ramos. Esses dados preliminares serão importantes para estudos futuros de densidade populacional de liberação visando alta eficiência de parasitismo em campo para controle de L. invasa.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.