Espécies vegetais recomendadas para cortinamento em estações de tratamento de esgoto (ETES) na região sul do Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, G. C.; FREITAS, T. C. de; LUCAS, R. R.; MIURA, A. K.; SOUSA, L. P. de; GUARINO, E. de S. G.; CASCAIS, L. B.

Resumo: Esta publicação contém a recomendação de espécies vegetais nativas e exóticas para uso em projetos de cortinamento em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na região sul do Rio Grande do Sul. É fruto de pesquisas da Embrapa no âmbito do convênio firmado entre a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), Embrapa Clima Temperado e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg). Esse convênio, dentre vários temas, está desenvolvendo subsídios técnicos para o cortinamento vegetal das ETEs operadas por aquela companhia, com o propósito de aumentar a sustentabilidade ambiental na operação de estações de tratamento de água e esgoto. A implantação de cortinas vegetais integradas a ETEs tem propósitos paisagísticos, mas também o de diminuir o impacto de sua operação junto às comunidades do entorno, ao reduzir a percepção do odor gerado e a interferência visual do empreendimento. Para isso, é necessário selecionar espécies, nativas ou exóticas, que além do rápido crescimento, apresentem características arquitetônicas e estéticas que potencializem essas estruturas verdes como barreiras capazes de minimizar os efeitos negativos gerados. Para o bom desempenho dessas estruturas vegetais, é fundamental a correta escolha das espécies e a verificação da sua adaptação às condições ambientais locais, além do atendimento às necessidades de manutenção dos plantios. Com a finalidade de orientar profissionais dos setores público e privado no sul do Estado do Rio Grande do Sul, atuantes na implantação de cortinas vegetais, este guia disponibiliza informações sobre um conjunto de 33 espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas apropriadas para uso na região. Para todas as espécies são apresentadas fotos, descrição botânica, aspectos ecológicos, fenologia, ocorrência natural e recomendações para produção de mudas e uso em cortinamento vegetal.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.