Avaliação de metais pesados em pescado da Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, S. C. de; CONTE, C.; SILVA, T. dos S.; SIMAS, E. S.; CRUZ FILHO, A. G. da; CALIXTO, F. A. A.

Resumo: A Baía de Sepetiba é um dos importantes ecossistemas aquáticos do Estado do Rio de Janeiro, onde ocorre um grande número de espécies de peixes em seus primeiros anos de vida, constituindo área de criação de peixes e crustáceos de importância econômica local. Com desenvolvimento do complexo industrial e a crescente densidade populacional nas zonas urbanas situadas nas proximidades da Baía, inúmeras alterações na qualidade de água e sua transferência para a biota tem sido descritas por Pfeiffer et al. (1985)1. Dessa forma é possível que haja uma considerável perda ambiental ao longo do tempo, fragilizando ainda mais a economia do pescador artesanal. Considerando a “cercada” como uma arte de pesca de grande importância para a manutenção e o sustento de muitas famílias, é importante conhecer aspectos biológicos das muitas espécies capturadas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo contribuir com informações sobre a composição, distribuição e abundância das espécies de importância comercial. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os contaminantes inorgânicos (mercúrio, cádmio, chumbo e arsênio) presentes no pescado proveniente da Baía de Sepetiba. Foram pesquisados os elementos níquel, vanádio, cobalto, cromo, alumínio, cobre, ferro e zinco. O monitoramento destes contaminantes químicos em pescado poderá contribuir significativamente para o diagnóstico e desenvolvimento desta cadeia produtiva, com o fornecimento de produtos seguros possibilitando um melhor desempenho deste setor. Por outro lado, permitirá que a Embrapa Agroindústria de Alimentos associada à Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), dê suporte às ações de controle da Defesa Agropecuária do País, nas áreas de qualidade e inocuidade de pescado, contribuindo desta forma para o aumento do consumo de proteína animal derivada da pesca e aquicultura, podendo as informações contribuir para um plano de manejo pesqueiro da Baía de Sepetiba.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Contaminantes, ICP-OES, Minerais

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.