Uma viagem pelas regiões e estados guiada pelo Censo Agropecuário 2006.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVES, E. R. de A.; SOUZA, G. da S. e; MARRA, R.

Resumo: Este trabalho trata da urbanização, desenvolvimento regional, êxodo rural, tecnologia e a concentração da produção agropecuária com base nas informações dos censos agrícolas, principalmente o último deles, o de 2006. Mesmo que a agricultura nos últimos dez anos tenha duplicado sua produção, a estrutura e a problemática regional não mudou significativamente, com exceção da região Centro-Oeste. As conclusões principais são estas 1) O Brasil possui uma agricultura dual, com um agronegócio muito bem-sucedido, em que 11,4% dos estabelecimentos produziram 87% da renda bruta; 2) A tecnologia explica a maior parte da variação da renda bruta, exceto para o Norte, com destaque para a região Sul, com 90% de contribuição; 3) Os marginalizados da tecnologia povoam todas as regiões, e são as imperfeições de mercado que tornam as tecnologias modernas não lucrativas para a pequena produção; 4) O Nordeste é o abrigo principal da pobreza rural, que se beneficia dos programas de transferência de renda; 5) Sem irrigação, não há solução para a baixa renda e a miséria dos agricultores nordestinos; 6) Em 2006, 55,64% dos estabelecimentos brasileiros obtiveram renda líquida negativa, o que reflete um problema sério de administração rural; 7) Recomendam-se políticas públicas específicas que possam promover mudança da classe muito pobre para a pobre e da pobre para a média; e 8) A grande maioria dos estabelecimentos de cada região pertence à classe de área de até 100 ha ? Norte, 83,86%; Nordeste, 95,12%; Sudeste, 89,18%; Sul, 93,78%; e Centro-Oeste, 68,63%. Essa classe concentra a maior parte da agricultura familiar, cuja política pública de mesmo nome batalha para resolver seu problema de pobreza, principalmente via transferência de renda.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.