A população rural do território da Serra Geral Minas Gerais: camponeses ou agricultores familiares?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NOCE, M. A.; FERREIRA NETO, J. A.

Resumo: Neste trabalho buscamos, por meio de dados e informações levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e pela Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater ? MG), estabelecer um paralelo entre as características socioeconômicas dos pequenos produtores rurais do território da Serra Geral na região Norte de Minas Gerais, e os conceitos e definições de campesinato defendidos por diversos estudiosos do tema. Baseado na análise e na confrontação dessas informações, concluímos que os agricultores, alvo do estudo, apresentam características comportamentais que permitem a sua designação como ―camponeses‖, de acordo com as definições de alguns estudiosos contemporâneos para o moderno campesinato. Sustentamos ainda a necessidade do conhecimento aprofundado deste público para o estabelecimento de políticas públicas que interfiram positivamente naquela realidade.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Palavras-chave: Produtor rural

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.