Composição florística e estrutura da floresta secundária em um perímetro urbano, Belém-PA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Fragmentos florestais urbanos são classificados como reservas naturais de diversidade e que até então são temáticas pouco discutidas na esfera dos órgãos ambientais competentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição e estrutura florística de um fragmento florestal após 60 anos de regeneração secundária em perímetro urbano, fornecendo informações sobre seu estado de conservação. Em área 7,75ha foi realizado o inventário florístico com 100% de intensidade (censo) das espécies arbóreas e palmeiras com diâmetro ≥ 15 cm a altura de 1,3m (DAP). Avaliou-se a composição florística, fitossociológica e estrutura diamétrica de todos os indivíduos mensurados e os principais números obtidos foram: Um rol de 2.239 indivíduos arbóreos e palmeiras, distribuídos em 178 espécies e 47 famílias botânicas. As famílias mais representativas foram a Fabaceae (35), Annonaceae (8), Moraceae (7), Lecythidaceae (7) e Rubiaceae (7). As famílias com maior abundância destacaram-se, respectivamente: Fabaceae, Arecaceae, Lauraceae, Anacardiaceae e Simaroubaceae e a estrutura diamétrica seguiu o padrão (J-invertido). Constatou-se que o fragmento apresenta um bom grau de conservação, indicando uma manutenção do número de espécies, mesmo após distúrbios que eventualmente possa ter ocorrido na área.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.