Controle da oxidação de meristema de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) em cultivo in vitro sob baixas temperaturas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENDONÇA, D. P.; LEMOS, O. F. de; RAMOS, G. K. S.; SILVA, F. B. B. da

Resumo: A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) pertence à família Piperaceae, é uma planta trepadeira e perene. Tem grande valor econômico, pois é um condimento utilizado em todo o mundo. O Brasil é o 5° maior produtor mundial, e o estado do Pará é o maior produtor do país, com cerca de 74% da produção nacional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percentagem de oxidação da pimenteira? do- reino por cultivo de meristema em diferentes concentrações de mercaptoetanol sob baixas temperaturas. Ápices caulinares foram coletados e submetidos à assepsia para a retirada dos meristemas posteriormente à inoculação. O delineamento experimental foi fatorial 2 x 2 x 3 (2 temperaturas de incubação na assepsia, 2 cultivares, e 3 doses de ?-mercaptoetanol). Os meristemas foram mantidos em ambiente controlado, com temperatura de 25 ± 3 ºC. Os explantes foram mantidos em fotoperíodo de 16h luz, e após isso foram condicionados no escuro por 15 dias. Passando-se esse período no escuro os explantes voltam a ser acondicionados no foto período inicial de 16h luz. O genótipo Clonada apresentou uma taxa de 4% de explantes não oxidados e após 25 dias de cultivos, os meristemas provenientes do mesmo genótipo apresentaram um aspecto esverdeado claro com um acréscimo de tamanho, mostrando-se competentes para a regeneração in vitro. O genótipo influencia na regeneração de pimenteira-do-reino e o pré-tratamento térmico reduziu a oxidação em meristemas do genótipo Clonada.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.