Nutrição de milho após adição de sienito e substâncias húmicas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, L. F. dos; MACHADO, L. L.; RODRIGUES, L.; SODRÉ, F. F.; MARTINS, E. de S.; BUSATO, J. G.

Resumo: A remineralização de solos a partir da prática da rochagem tem sido apontada como capaz de fornecer nutrientes vegetais. A rochagem consiste na incorporação de rochas finamente moídas aos solos, mas a sua baixa solubilidade limita a liberação de nutrientes. Por isto são necessários processos que aumentem a solubilização desses minerais, como a aplicação de substâncias húmicas que promovem modificações anatômicas e bioquímicas nas plantas e especialmente ampliam a produção de ácidos orgânicos e a extrusão de H+ pelas raízes. Objetivou avaliar se a aplicação de soluções contendo substâncias húmicas altera a capacidade de absorção de nutrientes por plantas de milho (Zea mays L.) tratadas com pó de sienito (remineralizador). As plantas tratadas com soluções contendo substâncias húmicas apresentaram maior absorção de macronutrientes. Ainda, o uso do remineralizador resultou em menores absorções de Al3+ e Na+ nos tecidos vegetais.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.