A rede de emalhe na pesca artesanal do Rio Araguaia, Tocantins, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DIAS, C. R. G.; SILVA, A. P. da

Resumo: A pesca com redes de emalhe é a principal modalidade praticada pelos pescadores artesanais no rio Araguaia, estado do Tocantins. Seu uso permite capturar uma alta diversidade e quantidade de peixes por lance, além da versatilidade de operação em qualquer época, local ou hora do dia. Este artigo descreve a pesca com emalhe baseado em visitas técnicas a 15 comunidades pesqueiras distribuídas ao longo do rio Araguaia, entre 2016 e 2017. O levantamento de dados permitiu concluir que o processo de construção e uso das redes de emalhe é homogêneo, com pouca variabilidade, justificada pela semelhança da matéria-prima, mecanismos e formas de entralhe, uso dos locais de pesca e a captura dos recursos pesqueiros. O emalhe possui um alto potencial de intervenção tecnológica, visando principalmente atingir uma maior eficiência nas capturas com menor prejuízo ambiental e econômico. Ainda, o conhecimento tradicional associado à pesca com emalhe deve ser reconhecido e valorizado pelos gestores públicos visando a manutenção social, econômica e cultural destas comunidades, assim como subsidiar a construção de políticas públicas mais ajustadas a este público, contribuindo para desenvolvimento sustentável na bacia do Araguaia

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.