Nota técnica sobre Circuito Tecnológico Milho 2017.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, A. F. da; RESENDE, A. V. de; GONTIJO NETO, M. M.; BORGHI, E.; MATOS, E.; PITTA, R. M.; FERREIRA, A.; BEHLING, M.

Resumo: O Circuito Tecnológico Milho é um evento organizado pela Aprosoja e Embrapa com apoio do Imea. Neste ano, foram visitadas 204 propriedades ao longo de todo o estado de Mato Grosso, sendo percorridos mais de 6000 km. O estado foi dividido em quatro regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste). As equipes percorreram 32 municípios pré-definidos, sendo as propriedades escolhidas de maneira aleatória ao longo do trajeto, para aplicação de questionários visando a coleta de dados sobre a produção agrícola, com ênfase na cultura do milho de segunda safra. Enquadram-se como pertencentes à região Norte os municípios: Nova Mutum, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah, Santa Carmem, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Sinop. Na região Sul: Jaciara, Chapada dos Guimarães, Itiquira, Campo Verde, Guiratinga, Primavera do Leste, Alto Garças, Santo Antônio do Leste, Pedra Preta, Rondonópolis. No Leste: Nova Xavantina, Querência, Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Canarana. E na região Oeste: Diamantino, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Arenápolis. Em cada propriedade, questionários quantitativos foram aplicados aos produtores, gestores e/ou colaboradores. Aspectos visuais também foram avaliados pelos especialistas, com atenção para a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, além de aspectos gerais da lavoura, como espaçamento entrelinhas, população de plantas, presença de palhada e potencial produtivo aparente. A seguir, um breve relato dos principais pontos observados pelas equipes que percorreram as quatro regiões do Estado. Informações mais detalhadas serão disponibilizadas futuramente após processamento e análise dos dados levantados nas propriedades.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.