Comportamento de triazinas na bacia do Alto Taquari, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Na Bacia do Rio Taquari, integrante da Bacia do Alto Paraguai que contempla todo o ecossistema do Pantanal, está localizada área de recarga do Aqüífero Guarani. Um levantamento do uso agrícola nas porções noroeste e oeste revelou que na região a atividade agrícola é intensiva, principalmente com soja e milho, além de forrageiras como sorgo e milheto no planalto. Como herbicidas do grupo das triazinas são utilizados na região e estes tem potencial de lixiviação para a água subterrânea, foram coletadas amostras de água de poços da área de recarga do aqüífero e analisadas para os herbicidas atrazina e simazina durante os anos de 2000 a 2002. Utilizou-se um cromatógrafo a gás Shimadzu acoplado a um espectrômetro de massas. Foram encontrados resíduos na ordem de 0,1 ppb abaixo do nível máximo aceitável de 2,0 ppb estabelecido pelo ministério da saúde. Para complementar a avaliação do potencial de lixiviação dos herbicidas foi também calculado o índice potencial de lixiviação (LPI), o que indicou que atrazina e a simazina apresentam, respectivamente, alto e moderado potencial de lixiviação.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.