Adsorção de atrazina em três tipos de solos tropicais no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, M. D. de; FERRACINI, V. L.; GOMES, M. A. F.; BOEIRA, R. C.; CERDEIRA, A. L.

Resumo: Estudou-se a adsorção do herbicida atrazina em três solos de Ribeirão Preto/SP: Latossolo Vermelho distrófico (LVd), Latossolo Vermelho-distroférrico (LVdf) e Neossolo Quartzarênico (RQ). Ajustaram-se isotermas de adsorção pelos modelos linear, Freundlich, Lambert e Langmuir, para duas profundidades: 0-10cm e 10-20cm. Nos três tipos de solo, o melhor ajuste foi obtido com o modelo de Lambert, escolhido com base nos seguintes critérios estatísticos: quadrado do coeficiente de correlação entre valores observados e preditos (R2), quadrado médio do erro (QME), . Os coeficientes de adsorção (Kd), KOC e KOM do herbicida variaram de 0,683 a 2,446; de 70,17 a 541,9 e de 40,70 a 314,32 L kg -1, respectivamente, tendo ocorrido correlação significativa entre os valores de Kd e teor de carbono orgânico dos solos e (Kd ) com teor de argila.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Adsorção, Atrazina, Solo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.