Crescimento de guabiroba em diferentes localidades da região Sul do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, A. T. dos; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; CANETTI, A.; OLIVEIRA, M. F. de

Resumo: Os estudos dendrocronológicos a partir dos anéis de crescimento são uma ferramenta importante para a recuperação do histórico do crescimento de espécies arbóreas que crescem em ambientes com sazonalidade climática definida, permitindo que se compreenda a dinâmica de seu crescimento. Camadas de crescimento anuais já foram confirmadas em várias espécies da Floresta Ombrófila Mista (FOM) (MATTOS et al., 2007a, 2007b, 2010; OLIVEIRA; MATTOS, 2010; SCHEEREN et al., 2003; SEITZ; KANNINEN, 1989, dentre outros), indicando o potencial para a busca de informações de crescimento em novas espécies. Reconhecendo essa importância, foi proposta uma atividade que busca uma melhor compreensão da dinâmica de crescimento de espécies arbóreas de interesse das comunidades que vivem no entorno das Florestas Nacionais (Tabela 1), visando subsidiar a proposição de critérios de manejo de remanescentes florestais da região (MAZZA et al., 2012).

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Guabiroba

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.