Presença de larvas de Tricostrongilídeos e de larvas de vida livre em pastagens de capim-massai irrigadas na região de Palmas, Tocantins.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BENAVIDES, M. V.; SANTOS, V. R. V. dos; SIMON, J.; SANTOS, D.; ALCANTARA, P. H. R. de; CARDOSO, D. da S.; QUEIROZ, F. M.; MONTEIRO, H. C.

Resumo: A contaminação de larvas de Tricostrongilídeos em pastagem de capim-massai (Panicum maximum Jacq.) com três níveis de irrigação correspondentes a 0-50-100% de evapotranspiração foi avaliada após ser pastejada com ovinos durante o período de agosto 2015 e agosto 2016. O experimento foi realizado no município de Lageado, Tocantins, uma região com altas temperaturas e duas estações no ano: seca e chuvas. A hipótese foi de que haveria uma alta infecção dos ovinos por parasitos em áreas irrigadas de pasto, em função da melhor sobrevivência dos parasitos em locais mais úmidos. Os resultados mostraram que a pastagem não ficou altamente infestada de parasitos, uma vez que os ovinos experimentais apresentaram baixa infestação parasitária. O fato de que a área foi mantida sem ruminantes nos últimos 10 anos teve um efeito positivo, sem o aporte de carga residual de parasitos de outros animais.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.