Pecuária de corte no Pantanal - análise temporal e de escala, do sistema modal de produção em Corumbá-MS.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CRESPOLINI, M.; DE ZEN, S.; ABREU, U. G. P. de; CARVALHO, T. B. de; YANAGUIZAWA, W. H.; GUARDA, G. M.

Resumo: A pecuária de corte está presente em aproximadamente 75% das propriedades agrícolas brasileiras, constituindo-se numa das principais atividades do meio rural (IBGE, 2006). Além disso, a importância da atividade para a economia nacional pode ser percebida na sua participação no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2014, a participação no PIB do Agronegócio representou 22,54% do PIB Nacional (CEPEA, 2014). O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo (MEYER; RODRIGUES, 2014), sendo que o estado do Mato Grosso do Sul tem grande participação com efetivo de mais de 21 milhões de cabeças, o equivalente a 10% do rebanho nacional. Do rebanho estadual, aproximadamente 26% são criados no bioma Pantanal, sendo o município de Corumbá detentor do segundo maior rebanho de bovinos do Brasil, com efetivo de 1.802.976 reses, perfazendo 0,85% de todo o rebanho nacional (IBGE, 2013). A bovinocultura de corte é uma atividade complexa, apresentando grande flexibilidade na combinação dos fatores de produção. Em função disso, há diversidade quanto aos sistemas de produção praticados pelos produtores, mesmo dentro de determinado bioma (GOMES et al., 2012). Conhecer as características que descrevem o desempenho desses sistemas é um importante subsídio para avaliações, comparações e tomadas de decisão dos produtores e suas organizações, bem como do setor público (PEREIRA; COSTA, 2014).

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.